domingo, 18 de janeiro de 2009
SABES QUEM FOI?
ACTIVIDADE: Descobrir Sartre
www.cobra.pages.nom.br/fcp-sartre.html
QUEM FOI SARTRE?
Para todos os alunos do Clube de Filosofia.
Esperamos a Vossa participação!
ESCOLA ABERTA AGOSTINHO DA SILVA
A “ESCOLA ABERTA” como o próprio nome deixa desde logo antever, está aberta à participação e às ideias de todos quantos se queiram juntar nesta aventura.
Não será uma escola igual às outras, onde uns aprendem o que os “mestres” têm para lhes ensinar, seguindo um caminho previamente traçado e que vai dar onde “outros” pensam que será melhor para nós.
Não será uma escola com paredes opacas que a isolam do mundo e impedem a entrada à luz dos sorrisos, do espanto e ao murmurar das águas da inquietação.
Será uma escola de perguntas, de abraços fraternos e de utopias – e das outras coisas todas, que fazem o caldeirão onde fervilha a poesia e o sentido da vida.
A “Escola Aberta” será o que nós sonharmos e funcionará como nós quisermos!
Nesta Escola poderão acontecer Ciclos de Estudos (de curta duração), Cursos Livres (de duração mais prolongada), Seminários e Workshops ou uma Escola de Adultos.
Princípios Estruturais
1.Liberdade
2.Participação Activa
3.Desenvolvimento pessoal e Social
4.Universalidade
5.Identidade
Vem. Podes trazer um amigo também!
Traz uma pergunta ou um sonho contigo,
Um navio ou um porto de abrigo,
Com sextante ou à deriva. Mas vem.
Não será uma escola igual às outras, onde uns aprendem o que os “mestres” têm para lhes ensinar, seguindo um caminho previamente traçado e que vai dar onde “outros” pensam que será melhor para nós.
Não será uma escola com paredes opacas que a isolam do mundo e impedem a entrada à luz dos sorrisos, do espanto e ao murmurar das águas da inquietação.
Será uma escola de perguntas, de abraços fraternos e de utopias – e das outras coisas todas, que fazem o caldeirão onde fervilha a poesia e o sentido da vida.
A “Escola Aberta” será o que nós sonharmos e funcionará como nós quisermos!
Nesta Escola poderão acontecer Ciclos de Estudos (de curta duração), Cursos Livres (de duração mais prolongada), Seminários e Workshops ou uma Escola de Adultos.
Princípios Estruturais
1.Liberdade
2.Participação Activa
3.Desenvolvimento pessoal e Social
4.Universalidade
5.Identidade
Vem. Podes trazer um amigo também!
Traz uma pergunta ou um sonho contigo,
Um navio ou um porto de abrigo,
Com sextante ou à deriva. Mas vem.
CLUBE
PLANO DE ACTIVIDADES
ACTIVIDADE Turma 5º B
AULA/SESSÃO DE FILOSOFIA COM JOVENS
PRIMEIRA SESSÃO
Data de Realização: Terça-Feira, dia 20 Janeiro 2009; às 10,10h
Duração: 45 a 90 minutos;
Metodologia: Leitura e/ou Dramatização e Brain Storming
Âmbito: Formação Cívica e/ ou Cidadania; C.N.L.
Directora de Turma: ANA MARQUES
1. Análise Situacional/Apresentação:
Apresentação da Aula/ Sessão:
. Leitura e/ou Dramatização
. Tematização / Problematização/ Levantamento de Temas principais
. Descrição e análise de Imagens B.D.: “Que Aspecto”
2) Brain Storming: Análise de Imagens/ B.D. “Aparências:
2.1. Leitura da B.D: leitura partilhada ou Dramatização
2.2. Descrição: o que está a acontecer na Imagem?
2.3. Levantamento de Temas/ Problemas e/ou Questões suscitadas pelas Imagens:
. Discriminação?
. Desrespeito pelos Outros?
. Direito à Diferença?
. Uniformidade?
. Aparência versus Verdade/Realidade?
2.4. Registo no Quadro dos Temas/ Problemas;
3. Análise/ Discussão de um Tema (s)
. Temas prováveis:
- Discriminação: diferença e diferenças; separatismos; exclusões…
- Aparência e Realidade: a importância da aparência/exterior (forma) em relação ao conteúdo/verdade
4. Avaliação
- Posteriormente, os alunos constroem um Texto, manifestando opinião sobre a Sessão/ Aula;
- A Directora de Turma verbalmente ou por escrito, avalia sobre o impacto da Aula/ Sessão na Formação Moral e Cívica dos alunos.
P´ Clube de Filosofia
Luís Mourinha
18 de Janeiro de 2009
PLANO DE ACTIVIDADES
ACTIVIDADE Turma 5º B
AULA/SESSÃO DE FILOSOFIA COM JOVENS
PRIMEIRA SESSÃO
Data de Realização: Terça-Feira, dia 20 Janeiro 2009; às 10,10h
Duração: 45 a 90 minutos;
Metodologia: Leitura e/ou Dramatização e Brain Storming
Âmbito: Formação Cívica e/ ou Cidadania; C.N.L.
Directora de Turma: ANA MARQUES
1. Análise Situacional/Apresentação:
Apresentação da Aula/ Sessão:
. Leitura e/ou Dramatização
. Tematização / Problematização/ Levantamento de Temas principais
. Descrição e análise de Imagens B.D.: “Que Aspecto”
2) Brain Storming: Análise de Imagens/ B.D. “Aparências:
2.1. Leitura da B.D: leitura partilhada ou Dramatização
2.2. Descrição: o que está a acontecer na Imagem?
2.3. Levantamento de Temas/ Problemas e/ou Questões suscitadas pelas Imagens:
. Discriminação?
. Desrespeito pelos Outros?
. Direito à Diferença?
. Uniformidade?
. Aparência versus Verdade/Realidade?
2.4. Registo no Quadro dos Temas/ Problemas;
3. Análise/ Discussão de um Tema (s)
. Temas prováveis:
- Discriminação: diferença e diferenças; separatismos; exclusões…
- Aparência e Realidade: a importância da aparência/exterior (forma) em relação ao conteúdo/verdade
4. Avaliação
- Posteriormente, os alunos constroem um Texto, manifestando opinião sobre a Sessão/ Aula;
- A Directora de Turma verbalmente ou por escrito, avalia sobre o impacto da Aula/ Sessão na Formação Moral e Cívica dos alunos.
P´ Clube de Filosofia
Luís Mourinha
18 de Janeiro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)